twitter


Oláááá,

O enigma de hoje é o seguinte:

000

Um rei comprou cinco escravos. Dois deles, que diziam sempre a verdade, tinham olhos castanhos, e os outros três, de olhos azuis, sempre mentiam. Os cinco foram organizados em fila.

O rei deveria, assim, adivinhar em que ordem eles estavam dispostos, fazendo apenas três perguntas, uma para cada escravo diferente.

O rei aproximou-se do primeiro e perguntou:

- "De que cor são teus olhos?"

Ele respondeu em dialeto chinês, e o rei nada entendeu. Restavam-lhe apenas duas perguntas. Perguntou então para o segundo escravo:

- "Qual foi a resposta que seu companheiro acabou de dar?"

O segundo escravo falou:

- "Ele disse: os meus olhos são azuis".

O terceiro escravo, localizado no centro da fila, foi questionado da seguinte forma:

- "De que cor são os olhos desses dois jovens que acabo de interrogar?"

O terceiro escravo respondeu: "O primeiro tem olhos castanhos e, o segundo, olhos azuis."

A pergunta é: Em que ordem os escravos se encontravam, de acordo com a cor dos olhos de cada um?

Você é capaz de resolver???

Tente aí, terça-feira postarei a solução.

Abraços e um ótimo final de semana.
Ju

5 comentários:

  1. Bem eu penso assim, o 2º disse que o 1º falou que os olhos dele eram azuis, se fossem ele estaria mentindo e deveriam ser castanhos, como os castanhos nunca mentem então quem estava mentindo era o 2º, o 3º só confirmou a resposta, logo CASTANHO, AZUL, CASTANHO, AZUL, AZUL, espero q tenha acertado, ganhei um algódão doce??? Bjoks

  1. Boa tarde minha musa, esse achei bem legal.
    Tá na ordem

    castanhos
    azuis
    castanhos
    azuis
    azuis

  1. Bom, há formas diferentes de resolver, mas eu fiz por análise de hipótese, o que me pareceu mais rápido. Como as informações diretas dizem respeito apenas ao 3 primeiros,
    me pareceu difícil identificar os 2 últimos caso ainda "sobrassem" um azul e um castanho. Assim, a combinação que me pareceu mais razoável foi a de que os 3 primeiros tinham olhos azuis, e por eliminação os outros só poderiam ter olhos castanhos.

    Verifiquei essa hipótese da seguinte maneira:

    *o segundo diz que o primeiro respondeu que tinha olhos azuis. Supondo que seja mentira, significa que o primeiro respondeu que tinha olhos castanhos. OK.

    *se o primeiro respondeu que tinha olhos castanhos ( e estamos supondo que ele é mentiroso) isso faz sentido, pois tendo olhos azuis, mentiu dizendo que eram castanhos. OK.

    * ao perguntar ao terceiro a cor dos olhos dos 2 primeiros, esse responde que primeiro tem olhos castanhos (o que é mentira) e que o segundo tem olhos azuis (o que é verdade). Embora parte da resposta seja verdadeira, o fato de possuir uma informação falsa já caracteriza a sentença inteira como falsa. Isso satisfaz a hipótese que que ele era mentiroso, portanto, olhos azuis.

    Os dois últimos são os de olhos castanhos, que sobraram.

  1. Os escravos que possuem olhos castanhos, quando perguntados sobre a cor de seus olhos, dirão que seus olhos são castanhos, pois dizem sempre a verdade. Os escravos de olhos azuis, quando perguntados sobre a cor de seus olhos, dirão que seus olhos são castanhos, pois dizem sempre mentira. Ou seja, os escravos sempre dirão que seus olhos são castanhos. Então o segundo escravo mentiu, pois ele disse que o primeiro respondeu que têm olhos azuis, logo o segundo tem olhos azuis. O terceiro respondeu que o segundo possui olhos azuis, então ele disse a verdade e, portanto, seus olhos são castanhos. Como o terceiro disse a verdade, o primeiro possui olhos castanhos. Assim, temos que os outros dois escravos(o quarto e o quinto) possuem olhos azuis. Ou seja:
    - escravo 1: olhos castanhos;
    - escravo 2: olhos azuis;
    - escravo 3: olhos castanhos;
    - escravo 4: olhos azuis;
    - escravo 5: olhos azuis.

  1. Pra mim o segundo foi mentiroso, e o primeiro e o terceiro disseram a verdade. Então:
    1 – Marom
    2 – Azul
    3 – Marom
    4 – Azul
    5 – Azul

    Oo'