twitter


Oiii Galerinha,

Hoje vou deixar pra vcs um probleminha matemático: Problema dos três interruptores.
Vamos lá?

Quero esclarecer que não há "truques", não tem "coelho na cartola". É um problema que, com os dados fornecidos, estamos em condições de resolver, ok? Aqui vai:

Temos um quarto vazio, exceto por uma lâmpada pendurada no teto. O interruptor que acende a luz se encontra na parte exterior do quarto. E mais: não há apenas um interruptor, mas três iguais, indistinguíveis. Sabe-se que só uma das "chaves" acende a luz (e que a luz funciona, obviamente).
O problema consiste no seguinte: a porta do quarto está fechada. Temos o tempo que desejarmos para "brincar" com os interruptores. Podemos fazer qualquer combinação que quisermos com eles, mas só podemos entrar no quarto uma única vez. No momento de sair, devemos estar em condições de dizer: "Esta é a chave que acende a luz". Os três interruptores são iguais e estão os três na mesma posição: de apagado.
Para esclarecer ainda mais: enquanto a porta está fechada e estamos do lado de fora, podemos nos divertir com os interruptores como quisermos. Mas haverá um momento em que decidiremos entrar no quarto. Não há problema. Fazemos isso. Mas, ao sair, temos que poder responder à pergunta de qual dos três interruptores é o que ativa a lâmpada.
Mais uma vez: O PROBLEMA NÃO TEM TRUQUES. Não se espia por debaixo da porta, nem há uma janela que dê para o exterior e que permita que se veja o que aconteceu dentro do quarto. Nada disso. O problema pode ser resolvido sem golpes baixos. :-))
Agora é com vocês.

Na próxima postagem, colocarei a resposta. Mas tente fazer, vale a pena o raciocínio.

Abraços,
Profa Ju

3 comentários:

  1. segue minha solução:

    Com os 3 interruptores desligados, ligar o interruptor 1 e aguardar um pouco.

    Desligar o interruptor 1, ligar o interruptor 2 e entrar no quarto. Duas opções:
    - a lâmpada está acesa. Interruptor 2
    - a lâmpada está apagada. Neste caso sentir a temperatura da lâmpada. Se estiver quente, interruptor 1. Se estiver fria, interruptor 3.

  1. Ziulab ruleia!

  1. Muito Bom! Gostei! Parabéns!