twitter


Olá,

Que tal aprender um truque de mágica para “tirar onda” com os colegas da turma. No livro intitulado “Divertimentos matemáticos” de M. Gardner, encontrei algumas mágicas, muito interessantes, que podem ser apresentadas e discutidas em sala de aula do ensino fundamental ou médio.
No JUra? de hoje vou postar um truque usando moedas e nas semanas seguintes mágicas envolvendo cartas.

Vamos conferir?

Pegue 5 moedas e peça para uma pessoa organizá-las da forma que ela quiser (cara ou coroa voltada para cima). Por exemplo:

Moeda 1

Veja que, nesse exemplo, foram escolhidas 3 coroas e 2 caras. Agora vire-se de costas e peça para a pessoa virar quantas moedas ela quiser. Cada vez que ela virar uma moeda, ela deve dizer a palavra "VIREI".

Quando encerrar, peça para a pessoa colocar a mão sobre uma das moedas. Agora você vai virar de frente novamente, e dizer se a moeda que está embaixo da mão da pessoa é CARA ou COROA! Quer saber como?

O TRUQUE: antes de virar-se de costas, conte o número de coroas. No exemplo são 3, ou seja, é um número ímpar. Toda vez que a pessoa disser a palavra "VIREI", o número de coroas troca de ímpar para par ou de par para ímpar. Por exemplo, na situação acima, se a pessoa disser "VIREI" três vezes, teremos:

1ª vez - nº de coroas par
2ª vez - nº de coroas ímpar
3ª vez - nº de coroas par

Ao virar-se de frente, a pessoa estará com a mão sobre uma das moedas, mas você estará vendo as outras quatro. Então, em nosso exemplo, basta ver se o número de coroas que você está vendo é par. Se não for, a moeda que está embaixo da mão é COROA. Caso contrário, é CARA.

Vamos ilustrar nosso exemplo para que você entenda melhor. Imagine que, das moedas do desenho acima, viramos a primeira e a segunda. Então teríamos:

Moeda 2

Como foram viradas 2 moedas, o número de coroas deve continuar sendo ímpar. Por exemplo, se a pessoa colocar a mão sobre a quarta moeda:

Moeda 3

Você saberá que a moeda que falta é CARA, pois já existe um número ímpar (1) de coroas.

Bem legal né????

No próximo JUra? postarei uma mágica com cartas. Venha conferir.

Bjinhos,
Ju

0 comentários: