twitter


Olá galerinha,

Dando continuidade aos truques de mágica,  hoje vou postar um truque utilizando cartas.

Mágica com cartas
Vamos lá???

Pegue um baralho tradicional com 52 cartas e arrume um monte com 20 cartas viradas para cima e 32 viradas para baixo. Entregue o monte a um espectador e peça a ele que embaralhe as cartas mantendo as faces viradas como estavam. Agora, peça a ele que entregue a você as 20 cartas superiores, ou então as 20 inferiores, ele escolhe. Ele terá, portanto, 32 cartas em mãos, algumas das quais voltadas para cima e outras voltadas para baixo. Você terá um monte de 20 cartas, também com algumas viradas para cima e outras para baixo. Agora, a mágica: a quantidade de cartas viradas para cima no monte dele é a mesma na sua mão!

Como???

É bem simples. Podemos até mudar os números: suponha n cartas no total, sendo que m estão viradas para cima e, portanto, n-m para baixo. O espectador embaralha as n cartas. Você vai pedir a ele que entregue a você m cartas, sejam as de cima, sejam as de baixo, tanto faz. Observe que a quantidade de cartas que você terá em mãos, m, é a mesma quantidade de cartas que, no início, estavam viradas para cima, mas não serão necessariamente as mesmas.

No seu monte, existirão k cartas viradas para cima e m-k cartas viradas para baixo. No monte dele, existirão m-k cartas viradas para cima. Observe que a quantidade de cartas viradas para cima na mão dele é igual à quantidade de cartas viradas para baixo na sua mão, isto é, m-k. Agora, uma pequena trapaça: você pedirá a ele que conte quantas cartas estão viradas para cima no monte dele e, enquanto ele conta, você vira o seu monte de cabeça para baixo, sem que ele veja. Assim, você também terá m-k cartas viradas para cima!

Que tal agora vocês praticarem??? Posso afirmar que dá certo. :-)

Um abraço!
Ju

4 comentários:

  1. Não entendi. Está complicado o enunciado....

  1. Olá Ziulab, não entendeu o quê especificamente? Tudo? :-(
    Vou aguardar a sua resposta.
    Abraços!

  1. Juliana Aparecida

    "Pegue um baralho tradicional com 52 cartas e arrume um monte com 20 cartas viradas para cima e 32 viradas para baixo. Entregue o monte a um espectador e peça a ele que embaralhe..."
    Qual monte? Os de carta para cima ou para baixo?

    "É bem simples. Podemos até mudar os números: suponha n cartas no total, sendo que m estão viradas para cima e, portanto, n-m para baixo. O espectador embaralha as n cartas...."
    n = número de cartas no total
    O espectador embaralha as n cartas.... Ele embaralha todas as cartas? Ou só um dos montes?

    Tem mais dúvidas depois, mas vamos começar com essas.

  1. Olá Ziulab,

    Repare no enunciado:
    "Pegue um baralho tradicional com 52 cartas e arrume UM MONTE com 20 cartas viradas para cima e 32 viradas para baixo."
    Ou seja, o monte é formado por todas as 52 cartas (20 viradas para cima e 32 para baixo). Ok???

    Quanto a segunda dúvida, já entendeu né, o espectador irá embaralhar todas as cartas, sendo que, m estarão viradas para cima e n-m para baixo.

    Vou aguardar as outras dúvidas.

    Abraços!