twitter


Balança

Olá turminha,

Vamos tentar fazer este probleminha???

Sem dinheiro no bolso e louco para arranjar algum, Sérgio resolveu fabricar suas próprias moedas. Tirou do bolso seis moedinhas de 1 real que lhe serviram de modelo. Em pouco tempo, ele conseguiu fazer uma cópia idêntica do formato, cor, desenhos, tudo. A única coisa que diferencia a cópia das originais é o peso: a falsa é mais leve. Bom falsário, mas muito distraído, Sérgio misturou as moedas e agora não sabe qual é a falsa.

Não tem problema, pensou. Basta pesá-las. No entanto, a única balança disponível era um modelo de pratos de uma farmácia que cobrava 50 centavos por pesagem. E agora, como é que o malandro pode descobrir a moeda falsa fazendo o mínimo possível de pesagens???

Até mais. Terça-feira estarei de volta com a solução. :-)

Um abraço!
Ju

3 comentários:

  1. Bem eu penso assim... São sete moedas, separa-se 3 e 3 e pesa,

    1ª) opção: se ambos foram iguais a que ficou de fora é a falsa em apenas uma pesagem;

    2ª) caso contrário, se uma delas descer, esta possui a mais leve. Agora pega as 3 e escolhe 2;

    2.a) Se as duas ficarem iguais, a de fora é a mais leve, ou se uma descer é a falsa, logo em 2 pesagens ele pode descobrir qual é a mais leve!

    Eu acho?!?!?!?!?!

  1. Professora JU
    São 7 moedas.
    Colocar 3 moedas de cada lado. Se equilibrar é a moeda que ficou de fora. Neste caso 1 pesagem basta.

    Se desequilibrar pegar, das 3 moedas do lado mais leve, duas moedas e colocar uma de cada lado. Se equilibrar é a moeda que ficou de fora. Se desequilibrar é a moeda do lado mais leve.
    Neste caso duas pesagens.

  1. Coloca 3 moedas de cada lado. Se não der diferença de peso, a moeda certa é a que sobrou, se der diferença, pega as 3 do lado mais leve.
    Com essas 3, escolhe 2 e coloca 1 de cada lado na balança. Se não der diferença de peso, a moeda certa é a que sobrou, se der diferença, a certa é a do lado mais leve.
    Em 2 pesagens você descobre.