undefined
Olá galerinha,
Dando continuidade à série origem dos sinais matemáticos, hoje vamos conhecer um pouquinho sobre os sinais de multiplicação e divisão. Vamos lá???
Origem do sinal de multiplicação:
O sinal x, com que indicamos a multiplicação, é relativamente moderno. O matemático inglês Guilherme Oughtred, empregou-o, pela primeira vez, no livro Clavis Matematicae publicado em 1631. Ainda nesse mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto entre os fatores.
Em 1637, Descartes já se limitava a escrever os fatores justapostos, indicando, desse modo abreviado, um produto qualquer. Na obra de Leibniz encontra-se o sinal para indicar multiplicação; esse mesmo símbolo colocado de modo inverso indicava divisão.
Origem do sinal de divisão:
As formas a/b e , indicando a divisão de a por b são atribuídas aos árabes; Oughtred, em 1631, colocava um ponto entre o dividendo e o divisor.
A razão entre duas quantidades é indicada pelo sinal :, que apareceu em 1657 numa obra de Oughtred. O sinal ÷ segundo Rouse Bali, resultou de uma combinação de dois sinais existentes - e :.
Texto extraído do livro “Matemática divertida e curiosa” do autor Malba Tahan. Grifo meu.
Clique aqui para conhecer a origem dos sinais de soma e subtração.
Na próxima semana postarei sobre a origem dos sinais de relação (=, > e <). Apareçam!
Bjinhos,
Ju
17 de janeiro de 2013 às 00:00
Olá querida... Passando p conhecer seu blog através dos Educadores Multiplicadores!
Amo essas informações sobre a origem de td relacionado à matemática. As crianças adoram, sabia? Beijos!!!