twitter


"Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa gaiola e, no meio desta, uma escada com bananas em cima.

Toda as vezes que um dos macacos começava a subir a escada, um dispositivo automático fazia jorrar água gelada sobre os demais macacos.

Passado certo tempo, todas as vezes que qualquer dos macacos esboçava um início de subida na escada, os demais o espancavam (evitando assim a água gelada). Obviamente, após certo tempo, nenhum dos macacos se arriscava a subir a escada, apesar da tentação.

Os cientistas decidiram então substituir um dos macacos. A primeira coisa que o macaco novo fez, foi tentar subir a escada (é claro né). Imediatamente, os demais começaram a espancá-lo.

Após vários espancamentos o novo membro desta comunidade aprendeu a não subir a escada, embora jamais soubesse porquê.

Um segundo macaco foi substituído e ocorreu com ele o mesmo que com o primeiro. O primeiro macaco que havia sido substituído participou, juntamente com os demais, do espancamento.

Um terceiro macaco foi trocado e o mesmo (espancamento, etc.) foi repetido. Um quarto e o quinto macaco foram trocados, um de cada vez, com intervalos adequados, repetindo-se os espancamentos dos novatos quando das suas tentativas para subir a escada.

O que sobrou foi um grupo de cinco macacos que, embora nunca tenham recebido um chuveiro frio, continuavam a espancar todos os macacos que tentassem subir a escada.

Se fosse possível conversar com os macacos e perguntar-lhes por que espancavam os que tentavam subir a escada ... Aposto que a resposta seria:

Eu não sei – esta é a forma como as coisas são feitas por aqui.

Isto, ou este comportamento, esta resposta, não lhe parecem familiares???

Qualquer semelhança com a realidade dos seres humanos não é mera coincidência, nem casualidade. É que somos assim: como os macacos.”

Abraços e fico por aqui.
Ju

1 comentários:

  1. Muito interessante...Parabéns pelo blog professora Ju!