twitter


China

Olá pessoal,

Estamos chegando ao final da série de postagens sobre técnicas de multiplicação. Já foi apresentado aqui no blog a técnica russa, egípcia e indiana. Se você não as conhece, clique sobre os nomes para conferir.

Hoje, vamos conhecer um pouquinho de como os chineses multiplicavam. Vamos lá???

Os chineses usavam um método muito prático utilizando varetas de bambu. As varetas ficavam dispostas na horizontal e na vertical, representando o multiplicador e o multiplicando. Os pontos de interseção das varetas são contados na diagonal, começando pela direita. Se o resultado da soma for maior que nove, some o valor da dezena na próxima diagonal.

Vamos ver um exemplo???

Multiplicar 342 por 25

1

2 3

Logo, 342 x 25 = 8550

Texto extraído e adaptado do livro “A Magia da Matemática”, da Editora Ciência Moderna.

Ahh, mas vocês podem estar se perguntando, como fazer uma multiplicação que envolva o número 102, por exemplo??? Como desenhar a vareta do zero??? O vídeo abaixo mostra como proceder nesses casos. Veja:

Bem, acho que fico por aqui. Que tal vocês agora tentarem fazer outros exemplos para praticar. Qualquer dúvida, é só chamar. :)

Abraços e até mais!
Ju

2 comentários:

  1. este sistema de multiplicacao chinesa é usado até hoje? ou foi usado somente nos tempos mais antigos? sabe me informar a quanto tempo?

  1. Quero aprender mais sobre o assunto.