twitter


Olá!!!

A solução do problema utilizando os fios de barbante é a seguinte:

Pegamos um barbante e o acendemos pelos dois extremos. Ao mesmo tempo, acende-se o outro barbante. Quando o primeiro barbante tiver terminado de queimar, terá passado meia hora. Isso quer dizer que falta também exatamente meia hora até que  o segundo barbante termine de queimar. Neste momento, acende-se a outra extremidade do segundo barbante. No instante em que esse segundo barbante acabar de queimar, completam-se exatamente 15 minutos desde que o processo começou.

No entanto, recebi uma solução criativa de um dos nossos mais dedicados leitores, utilizando apenas um barbante. Veja a solução abaixo:

“Dobrar um dos barbantes ao meio. De um lado ficarão duas pontas e do outro lado uma dobra. Colocar fogo nas duas pontas de um lado e na dobra do outro lado. Quando o fogo em ambos os lados se encontrarem teremos o tempo de 15 minutos.
Se quisermos ser mais ecológicos ainda e poupar recursos naturais basta acender uma das pontas, acender a dobra e apagar o fogo no lado do barbante cuja ponta não foi acesa.”

Também é uma solução válida. :-) O interessante da matemática é que ela não está presa a somente um raciocínio de resposta correta.

Para quem encontrou uma destas soluções: PARABÉNS!!!

Abraços,
Ju.

0 comentários: