twitter


“(...) Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”
(Fernando Pessoa)

Duas garotinhas de dez anos de idade conversam sobre o que querem ser na vida. A primeira, orgulhosa, nem pensa duas vezes: “quero ser médica!”. A segunda diz “e eu quero ser professora”. “Professora? Só isso?”, retrucou a menina, com uma certa arrogância. A amiga nem se abalou: “E você acha que vai se tornar médica como? Tendo aulas com um monte de professores, oras!”

Esse diálogo simples, que se repete entre milhares de crianças todos os dias, revela aquilo que estamos acostumados a sentir na própria pele: o descaso com o ofício de professor, que hoje possui uma imagem desgastada em virtude de todas as transformações que a educação sofreu em nosso país.

Mas, como afirmou a menina, não há jornalista, advogado, engenheiro, médico ou outro doutor que não tenha, algum dia, frequentado salas de aula, dividindo diariamente suas experiências com os mestres que nos ensinam não só matemática, física, química, como nos ensinam sobre a própria vida.

Os salários são baixos, as condições de ensino são, hoje, muitas vezes precárias, mas a maior virtude do mestre está em ensinar. Em conduzir crianças, adolescentes, adultos, a algum rumo na vida.

É possível que não nos recordemos de todos os professores com quem tivemos contato nesta vida, mas sem dúvida nos lembramos de algum mestre em especial. A primeira professora costuma ser sempre inesquecível (me lembro certamente da professora Leila, minha professora do pré-escolar) assim como aquele mestre na faculdade que nos ajudou a tomar um rumo mais acertado na profissão.

Apesar de todos os percalços, de todas as dificuldades, é nos mestres em quem confiamos. Mestres que não abandonam seus caminhos, por mais difíceis que sejam, mantendo vivo o compromisso de educar. Como dizia Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, se a alma não é pequena”. Amanhã, dia 15 de outubro, comemora-se o dia do professor. Aos professores de almas enormes, só tenho a agradecer por terem me ensinado a viver. Pense nisso você também.

Um abraço,
Ju

2 comentários:

  1. Obrigado Profa Juliana e parabéns pelo seu dia também. Continue com seu excelente trabalho de divulgar a Matemática através do seu blog. Abraços!

  1. Hehehe para nós, velhos e temíveis combatentes da ignorância, meros transmissores de conhecimento kkkk, brincadeirinha, Ju se existe uma profissão que a gente não escolhe e sim, "ELA QUE NOS ESCOLHE" é ser "PROFESSOR", felicidades e muita calma kkk bjooosss