twitter


Símbolo OBM

Estão abertas até o dia 30 de abril as inscrições para a 33ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes pública e particular de todo o país. As instituições interessadas devem fazer o cadastro pelo site www.obm.org.br. As inscrições são gratuitas.

A participação dos estudantes é dividida em quatro níveis. A primeira fase será realizada no dia 18 de junho, a segunda fase, em 3 de setembro e a terceira e última fase, nos dias 15 e 16 de outubro. Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 15ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2012. Além das medalhas e prêmios, os vencedores participam do processo de seleção para formar as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas internacionais de Matemática.

A competição é uma iniciativa realizada nas modalidades de Ensino Fundamental, Médio e Universitário, atingindo atualmente mais de 350 mil estudantes, e que desempenha um importante papel relacionado à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em matemática. A Olimpíada Brasileira de Matemática é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCTMat).

Acesse a página da Olímpiada Brasileira de Matemática (www.obm.org.br) para ficar por dentro de todos os detalhes. Não perca esta grande oportunidade para mostrar o seu talento.

Constatando que, assim como a Olimpíada Brasileira de Matemática, este blog pretende essencialmente despertar nos alunos o gosto pelo estudo da Matemática através da resolução de problemas novos, estimulando o desenvolvimento da imaginação e da criatividade, irei postar, sempre que possível, questões resolvidas (passo a passo) que já foram cobradas em olimpíadas passadas, como forma de preparação e treino para a 33ª competição que vem por aí.

Para quem tiver interesse, será um prazer “discutirmos” sobre algumas questões. Aguardem.

Um abraço!
Ju

2 comentários:

  1. Olá, profª Ju!
    Comunicação em primeiro lugar! è isso aí e não é apenas a informação da data para o evento, pois temos todas as explicações detalhadas. Muito legal e útil postagem. Belo trabalho, meus parabéns!
    Um abraço!!!!!

  1. Prof Valdir,
    obgada!
    Abraços tb.