twitter


Todos nós já sabemos que a Páscoa cai sempre num domingo, no entanto,  não necessariamente  é celebrada no mesmo dia, tão pouco, ela ocorre no mesmo mês.

A partir do dia da Páscoa, outras datas comemorativas são estabelecidas: 2 dias antes do domingo de Páscoa é a Sexta-Feira Santa; 40 dias antes é a Quarta-Feira de Cinzas; (sem contar os domingos - que não são incluídos na Quaresma); 41 dias antes é o Carnaval; e o dia de Corpus Christi acontece 60 dias depois da páscoa. (Todos os dias bem lembrados pela gente, afinal, são FERIADOS!!!)

Então, para sabermos o dia exato da Páscoa Cristã em cada ano, temos de efetuar uma divisão de números. Afinal, a Matemática está presente mesmo em tudo! ;-)

O dia da Páscoa, por ser uma festa móvel, varia de ano para ano.  Para se calcular o dia da Páscoa, utiliza-se o seguinte algoritmo (é uma sequência finita de instruções bem definidas e não ambíguas, cada uma das quais pode ser executada mecanicamente num período de tempo finito e com uma quantidade de esforço finita):

1. Divide-se o ano em que estamos por 19 (divisão inteira) e anota-se o resto.

2. Ao resto obtido, na divisão efetuada no passo anterior, adiciona-se 1 unidade.

3. O número que se obtém é um “número dourado” que corresponde a uma data específica dada na tabela abaixo (vale para os anos de 1900 a 2199). A Páscoa é celebrada no domingo a seguir a esta data.

OBS.: Caso a data já seja um domingo, a Páscoa é o domingo da semana seguinte.

Calendário da Páscoa

Vamos ver se funciona mesmo???

Vejamos o exemplo deste ano de 2011:

1. Dividindo 2011 por 19, obtemos o quociente 105 e o resto 16.

2. Se ao resto 16 adicionarmos 1 unidade, obtemos a soma 17.

3. Consultando a tabela acima dos “números dourados”, verificamos que ao número dourado 17 corresponde a data 17 de Abril. O Domingo imediatamente a seguir a esta data é precisamente no dia 24 de Abril, que será a data do Domingo de Páscoa deste ano.

Ahh, só para lembrar, ainda dá tempo de comprar meu ovo de Páscoa… rsrsrrsrs

Que tal agora você tentar:  Sem recorrerem ao calendário do próximo ano, procure determinar a data exata do Domingo de Páscoa de 2012. (Para ajudar nos cálculos, utilize a calculadora que tem na barra lateral direita na página do blog).

Curiosidade:

Ovo de chocolate gigante

Este é o maior ovo de páscoa do mundo feito totalmente de chocolate. Ele foi produzido na Bélgica em 2005. Ele possuía 8 metros de altura e 6 metros de diâmetro, pesando 1.9 toneladas. Para produzir este ovo gigante foram necessários 8 dias e 6 funcionários de uma empresa de chocolates belga. Hummm deve ser uma delícia! ;-) Será que vou ganhar um destes??? rsrsrsrs

Para finalizar, gostaria de já antecipar e deixar aqui meus votos de uma FELIZ PÁSCOA COM MUITO CHOCOLATE a todos os leitores do blog.

Feliz Páscoa

Abraços,
Ju

0 comentários: