twitter


Olá pessoal,

Todo mundo tem uma chave no bolso, leva uma chave dentro da bolsa, quer seja da porta de casa, do trabalho, do carro e, a utilizamos toda hora. Mas, vocês já pararam para pensar como elas funcionam?

Ontem ao fechar a porta de casa me surgiu esta dúvida então, resolvi fazer esta postagem com as informações que encontrei aqui na net.

Vejam só:

Dentro de uma fechadura há uma espécie de quebra-cabeça que somente a chave correta pode resolver. A variação principal na confecção das fechaduras é a natureza desse quebra-cabeça. Um dos quebra-cabeças mais comuns  é o modelo com pino e tranqueta, mostrado abaixo.

1

Os principais componentes do modelo com pino e tranqueta são uma série de pequenos pinos de comprimento variável. Os pinos são divididos em pares. Cada par fica assentado num canal que atravessa o cilindro central e o suporte em volta do cilindro. As molas na parte superior dos canais mantêm os pares de pinos na posição dentro do cilindro. Quando nenhuma chave é introduzida, o pino inferior de cada par fica completamente dentro do cilindro, ao passo que o pino superior fica posicionado metade no cilindro e metade no suporte. A posição desses pinos superiores não permite que o cilindro gire.

Quando você introduz uma chave, a série de entalhes da chave empurra os pares de pinos para níveis diferentes. A chave incorreta empurra os pinos de modo que a maioria dos pinos superiores fica parte no cilindro e parte no suporte.

A chave correta empurrará cada par de pinos o suficiente para que o ponto onde os dois pinos ficam juntos se alinhe perfeitamente com o espaço onde o cilindro e o suporte ficam juntos (esse ponto é chamado de linha de transição). Em outras palavras, a chave empurrará os pinos para cima de modo que todos os pinos superiores ficam inseridos completamente no suporte, e os inferiores ficam completamente dentro do cilindro. Sem nenhum pino do suporte em seu caminho, o cilindro gira livremente e você pode empurrar a lingueta para dentro e para fora.

Esse modelo simples de quebra-cabeça é muito eficaz. Como os pinos estão escondidos dentro da fechadura, é bastante difícil para a maioria das pessoas girar o cilindro sem a chave correta. 

Vejam as figuras:

Os pinos em uma fechadura com pino e tranqueta, quando nenhuma chave é introduzida:

2

Quando a chave correta é introduzida, todos os pinos são empurrados para cima, ficando na mesma altura e nivelados com a linha de transição:

3

Se ainda ficou com alguma dúvida, reparem nesta animação:

http://img.gawkerassets.com/img/18c7sna7bc6spgif/original.gif

Enfim, os pinos precisam se alinhar e sair do caminho para a chave conseguir girar a fechadura. Simples assim.

Interessante, não!?
Espero que tenham gostado. Alegre

Abraços,
Ju

Referência:
http://casa.hsw.uol.com.br/violacao-de-fechaduras.htm
http://img.gawkerassets.com/img/18c7sna7bc6spgif/original.gif

4 comentários:

  1. Olá, Ju!

    Muito interessante!

    E já em muitos filmes a pessoa abrir fechaduras com um grampo. Será que na realidade é possível?

    Está de parabéns pelo post. De fato, feito com muito esmero.

    Um abraço

    Aloisio Teixeira


  1. Olá Aloisio, como vai?

    Fico feliz pelo comentário.
    Vou fazer um post com uma animação bem legal sobre a sua pergunta.
    Aguarde. :-)

    Abraços e obrigada pela visita.

  1. Caraca, Ju! Adorei esse post, achei muito interessante essa delicadeza matemática para uma chave passar pela fechadura e magicamente abrir a porta!

  1. Olá amiga, você por aqui!? :-)
    Fiquei feliz com a visita.
    Ahh já sei, agora q terá q dar aula de matemática está se interessando pelos assuntos da área né.. rsrsrs Brincadeirinha!
    Que bom que gostou. :-)
    Apareça mais vezes.
    Grande abraço e tudo de bom.