twitter


Olá pessoal,

Vou propor um outro probleminha para pensar. E, como sempre não há truques. Não é preciso resolvê-lo já. O final de semana está aí, tirem um momento para ler o texto, e se a solução não lhes ocorrer, não se desesperem. Ter alguma coisa para pensar é uma maneira de desfrutar.

O problema é o seguinte:

Temos dois fios de barbante iguais, de maneira que cada um demora exatamente uma hora para se consumir pelo fogo. Como podemos fazer para medir 15 minutos sem utilizar um cronômetro, ou qualquer outro artifício, como cortá-los ou marcá-los? O único material que pode ser utilizado é o acendedor (fósforos, isqueiros).

P.S. Em função de diversas dúvidas que têm surgido sobre o problema, deve-se considerar que os fios, uma vez  acesos, não irão se apagar até se consumirem.

ADVERTÊNCIA: Não é recomendado testar empiricamente este problema sem a presença de pessoas maiores de 18 anos.

É isso aí. Bons pensamentos…E, um ótimo final de semana.

Abraços,

Ju.

5 comentários:

  1. Matutando sobre o problema, fiquei com uma dúvida, no mínimo, importante. E se, por circunstâncias alheias a nossa vontade, o fogo se apagar antes de consumir todo o fio de barbante? .... Penso que é uma questão que deveria ser esclarecida, para que eu possa passar meu final de semana pensando na solução.

  1. Legal seu blog e a ideia de tentar torná-lo interativo com seus alunos / leitores. Eu tenho um canal no YouTube, quando puder faça uma visita: http://www.youtube.com/matematicario

    Bjs!

  1. Olá professora, também sou professor de matemática e tenho
    um blog com muitos assuntos interessantes. Faça uma visita
    e confira e se possível torne também uma seguidora e participe
    dicas e sugestões.

  1. Olá Ziulab,
    É isso aí, interdisciplinaridade está na moda. :-)
    Gostaria de ver a sua solução ecológica. rs
    Abraços
    Ju

  1. Dobrar um dos barbantes ao meio.
    De um lado ficarão duas pontas e do outro lado uma dobra.
    Colocar fogo nas duas pontas de um lado e na dobra do outro lado.
    Quando o fogo em ambos os lados se encontrarem teremos o tempo de 15 minutos.

    Se quisermos ser mais ecológicos ainda e poupar recursos naturais basta acender uma das pontas, acender a dobra e apagar o fogo no lado do barbante cuja ponta não foi acesa.

    CQD