twitter


Um grande problema enfrentado pelos educadores de hoje é ensinar a tabuada de uma maneira diferente e motivadora para os alunos.

No meu tempo, e olha que não faz tanto tempo assim, quando tive que aprender a multiplicação, era adotado como material didático a velha tabuada composta de pelo menos nove páginas. Uma para a tabuada do 1, outra para a do 2, e assim em diante. Cada página com 10 linhas, onde cada linha tinha a indicação do produto e seu resultado (2 x 1 = 2, …, 2 x 10 = 20).

Saber a tabuada "na ponta da língua" era ponto de honra para alunos e professores. Poucos educadores ousavam pôr em dúvida a necessidade desta mecanização. Lembro-me até hoje das arguições que tínhamos na escola, eu sentada cara a cara com a professora, e ela me tomando os fatos (assim falávamos na época). Era puro sofrimento, mas assim, aprendíamos. Recordo-me também que para isso, todo dia, depois do colégio, ia à aula particular estudar a tabuada. Lá a professora ficava um bom tempo arguindo as multiplicações e divisões que tinha decorado. Com certeza, era pura decoreba, mas só sei que, decoreba ou não, sei até hoje.  

Bem, chega de blábláblá, puro saudosismo, até porque, nesta postagem de hoje não vou colocar em discussão qual método é melhor e mais eficiente. Hoje iremos rever uma tabuada que existe desde os tempos da antiga Grécia e segundo a história foi idealizada por "Pitágoras" e por isso, é chamada de  "Tabuada de Pitágoras".

Pitágoras, filósofo e matemático grego, século VI a.C. (veja há quanto tempo!), inventou a tabela abaixo, na qual é possível efetuar todas as operações de multiplicação existentes na velha tabuada. E tudo em um único lugar.

Veja:

Tabuada de Pitágoras - Cópia

Como puderam notar ela é feita de 10 colunas e 10 linhas ou mais precisamente: linhas de 1 a 10 e colunas de 1 a 10 e preenchida com o resultado da tabuada.

Para se calcular, por meio desta tabela, o produto de dois números, 5 x 9 por exemplo, basta localizar o multiplicando (5) na primeira linha e o multiplicador (9) na primeira coluna. O resultado do produto está no encontro da linha com a coluna.

Esta tabuada é útil também, para mostrar que em uma multiplicação a ordem dos fatores não altera o resultado, por exemplo, fazendo a operação 9 x 5 diretamente na tabela; Obter resultados de divisões exatas, claro dentro deste universo. Por exemplo: 42 : 6. Do número 6 segue-se até o número 42 e daí traça-se uma perpendicular até o número 7.

A tabuada de Pitágoras, é óbvio, deve ser utilizada dentro dos mesmos princípios didáticos e curriculares da tabuada tradicional, ou seja, após as devidas explicações do que seja uma multiplicação e uma divisão. No entanto, acredito que o uso desta tabuada tornaria, pelo menos, o aprendizado mais divertido.

A composição da tabela é bem simples: na coluna um encontram-se “os resultados da tabuada do 1″, na dois “os resultados da tabuada do 2″, e assim por diante.

Ahh e para quem nunca viu uma fotinha de Pitágoras, este é “O CARA”:

Pitágoras

Abraços!
Ju

5 comentários:

  1. Nossa ! Como existem blogs de Matemática. É bom ver que existem pessoas interessantes em assuntos mais produtivos. DO que somente meninos que parecem meninos, como é a nova moda. -.-

    Também estou com um blog de Matemática.

    Estou te seguindo =]

    AbçS...

    www.nolimitedamatematica.blogspot.com/

  1. Oi, Ju! Parabéns pelo pelo trabalho. Gostei do visual novo, fazia tempo que não aparecia. Espero um dia sermos colegas de curso novamente. Tentarei os desafios, kkkk, se o tempo permitir. Um beijo e até qualquer dia.

  1. Olá Marcia,
    Obrigada pela visita. Será um prazer estudarmos juntas novamente. :-)
    Grande abraço e apareça mais vezes.
    Ju

  1. Olá Ju! Interessante seu post. Já o conhecia, pois fiz Filosofia e estudei muito sobre os filósofos gregos. Pitágora foi realmente um sábio da Antiguidade. Observe que as exposições que fez, dos exemplos que deu, para a multiplicação e divisão, forma sempre um triângulo retângulo, onde seu famoso teorema pode ser aplicado. Um abraço!

  1. Olá Augusto,
    Obrigada pela visita.
    Apareça mais vezes.
    Abraços!